Maria do Céu
Mãe, psicóloga, produtora cultural, militante LGBTI+ e candidata a DEPUTADA ESTADUAL por Pernambuco

Daquelas pernambucanas fortes e arretadas. Engajada com movimentos sociais e culturais há mais de 25 anos, aprendeu que deveria estar disposta a lutar muito em busca de seus ideais e uma sociedade mais igualitária para todos. Esta é Maria do Céu, recifense, divorciada, pisciana, feminista, mãe de cinco filhos e avó de uma linda bebê. Profissionalmente, Maria sempre atuou como produtora cultural e empreendedora da noite LGBTI+. É ela o nome por trás do sucesso do Grupo Metrópole, um dos templos da diversidade e da luta pelos direitos humanos no Nordeste, há 16 anos. Psicóloga de formação, fundou em 2009 o Instituto Boa Vista, ONG que desenvolve projetos para 60+ e cidadania LGBTI+, dando todo suporte jurídico e psicológico à comunidade homo e trans do estado, além de desenvolver campanhas contra a homofobia, DSTs e conscientização do público.
Maria foi representante do Ministério da Cultura no Nordeste por dois anos e é membro do Conselho de Direitos Humanos do Recife e coordenadora do programa Diversidade do Partido Popular Socialista (PPS). Esta é Maria do Céu, que exalta o papel da mulher na sociedade, a economia criativa, a sustentabilidade, o empreendedorismo, saúde e educação. É Maria da diversidade, que combate o machismo, a LGBTfobia e a intolerância religiosa. É Maria na luta por um Pernambuco Para Todos.
Quem apoia Maria:

Toni Reis, diretor da
Aliança Nacional LGBTI+
e doutor em educação
Maria do Céu é uma pessoa que tem coração e mente voltados para o social e para os direitos humanos. É uma pessoa que tem uma dedicação muito grande, uma pessoa que tem uma abertura e um respeito para as pessoas que pensam diferente dela. Tem uma capacidade de diálogo extremamente aguçada e perspicaz, preocupada com o bem comum das pessoas. Tê-la eleita como deputada estadual será muito importante para a comunidade como um todo: LGBTI+, mulheres, negros e negras, porque ela realmente tem capacidade de diálogo e isso é fundamental. No parlamento, precisamos de pessoas que saibam se articular, para reinvidicar os direitos e para fiscalizar sempre de forma autônoma e pluripartidária.

Conheço Maria do Céu há mais de 30 anos e sempre admirei sua força, sua garra. Não pensaria em um nome melhor para compor essa nova política que o Brasil tanto precisa. E a gente precisa de gente que olhe para a cultura com mais atenção. Somos sempre esquecidos pelo poder público. Maria do Céu é uma guerreira, uma mulher que sempre lutou pelas classes oprimidas e discriminadas. E é justamente isso que o estado precisa, alguém preocupado com todos. Acredito muito nela! Uma grande mãe, filha e amiga! Fico muito feliz de ter Maria do Céu querendo representar o povo pernambucano e a classe artística, ajudando a construir um país mais justo e melhor para todos.
Beto Kelner, artista plástico, estilista e empresário

Romero Ferro, cantor e performer
Uma candidatura como a de Maria é importante para que ela amplie a luta que ela já faz a vida inteira em prol dos LGBTs. Maria sempre trabalhou de forma política, mesmo ela não estando no poder. E agora ela está, de fato, entrando nisso, se candidatando a deputada estadual, ela vai ser uma voz lá dentro da Assembleia lutando pelas nossas causas. Ela é uma mulher lutando contra a intolerância, contra o machismo. É importante que tenhamos uma pessoa íntegra e Maria é essa representante, porque eu confio e acredito nela, depois de todo o trabalho que acompanhei ao longo desses anos. Trocamos figurinhas por nos identificarmos muito com a militância LGBT. Eu a admiro como pessoa e como profissional. Estou junto com Maria.

Regina Guimarães, ativista e diretora da ONG Transviver
Maria é uma das poucas pré-candidatas a deputada estadual que conhece todo o estado e Pernambuco e, consequentemente, suas demandas. Eu acho isso extremamente importante para se assumir o cargo a que ela se propõe. Seu comprometimento com as minorias, com a cultura e, principalmente, com a população LGBT, ficou mais do que claro durante o período em que ela assumiu a representação do Ministério da Cultura para o Nordeste, inclusive inserindo mulheres trans dentro do órgão. Para mim, é a melhor candidata independente de legenda. É uma mulher guerreira, é mãe, não se dobra ao patriarcado, é necessária para a construção de um Pernambuco livre. E meu voto será dela, com certeza.

Dany Myler,
cantora
Maria do Céu para mim é quase que um espelho. É o perfil de pessoa que a política pernambucana precisa. Ela representa a mulher, a garra, a força, a resistência. Um exemplo como mulher, como mãe e como avó. Ela sempre lutou por essa questão da diversidade, da inclusão... Eu, que venho da periferia, que vim do movimento brega (sempre visto com tanto preconceito pela sociedade) e hoje trabalho com outros estilos, que sou negra, também me vejo muito em Maria neste sentido: na representatividade e da garra da mulher diante de todas as adversidades que existem nesse mundo tão duro e repleto de preconceito. Então é isso que ela representa para nós: resistência!

Num momento em que as pessoas livres deste país estão sendo perseguidas, estão censuradas mesmo depois de tantas conquistas. Se a gente não conseguir colocar representantes nossos dentro da Assembleia Legislativa, nessa política com cara de velha, a gente não vai conseguir nossos direitos e nem conquistar o nosso território. Estamos em busca do que é digno para a sociedade. A gente só quer ser feliz, com uma vida justa, numa sociedade igualitária. Precisamos de militantes e representantes dentro da política. Maria faz esse papel muito bem e falo isso como mulher negra que apoio uma candidata que não é negra, mas que pode sim dar um suporte à voz dos negros. A conquista de Maria será a nossa conquista.
Mariana Oliveira, MJ, rapper e ativista social

Victor Hugo e Vitória, filhos de Maria e universitários
Na vida inteira, sempre acompanhamos Mama preocupada com o próximo, com toda a comunidade. Além disso, ela é uma pessoa muito inovadora. Ela levantou do zero um dos maiores polos turísticos e de cultura LGBT do Nordeste do zero, ali no centro do Recife. Isso mostra que ela tem um poder de empreendedorismo gigantesco e visionário, que enxerga a cultura como um meio de sobrevivência e como potencial econômico. Ela é muito moderna, sempre foi uma mulher muito pra frente. Achamos que chega de homens de 70 anos conservadores na política. Precisamos de gente diferente, visionária, que dialogue com a juventude e que pense diferente!

Se penso em uma pessoa comprometida com a causa LGBTI+ até os dentes, o primeiro nome que me vem à mente é o de Maria do Céu. Uma figura forte como ela é importante na política do nosso estado, em primeiro lugar, por sua larga experiência junto ao público, abraçando as diversas tribos. Maria é uma das pessoas que mais grita pelos povos indígenas. Homofobia, racismo, feminicídio, preconceitos de toda ordem, tudo é combustível para que ela lute arduamente. Isso tudo sem falar no quão articulada ela é, capaz de circular por becos da periferia das grandes cidades, assim como em salões de palácios, com a mesma naturalidade. Acho que ela veio para nos unir e nos representar.
Evêncio Vasconcelos,artista plástico e produtor cultural

Byanka Nicoli,digital influencer
Eu acho Maria do Céu uma pessoa maravilhosa, que aceita todas as meninas e LGBTs do jeito que são, indepente da beleza ou da condição social. Ela é isso, respeita todo mundo. Ela é a representante que queremos, uma pessoa sem preconceitos. No mundo dela não existe intolerância, existe oportunidade e caminhos abertos a todos e todas. Ela é uma das poucas mulheres hétero que sempre levantou a bola das travestis e transgêneros, inclusive numa época em que nem se discutia sobre a importância do nome social, por exemplo. Obrigada, Maria por nos colocar sempre para cima. Obrigada por ajudar a mim e a minhas meninas a sermos tão seguras de nós mesmas!

Michelle Melo,
cantora
Para mim, acho que a política do nosso estado precisa de alguém que vista a camisa da nossa cultura, que se orgulhe da nossa terra. Maria do Céu é um exemplo de mulher pernambucana. Forte e determinada, justa. Eu sempre a chamo de "minha diva master", porque eu queria ter só metade da força que ela tem para encarar todos os desafios da vida. E acho que é dessa força e essa coragem que precisamos no poder, para lutar pelos direitos do nosso povo, sem preconceito e abraçando toda crença, gênero e identidade. Alguém que defende toda forma de amar. É isso que nossa política mais precisa: respeito para o nosso povo e com os artistas da nossa terra.

Kelvis Duran,
cantor
Dou meu voto de confiança em Maria do Céu por ser uma mulher incansável, guerreira, cheia de ideias brilhantes, grandes projetos. Exatamente o que a nossa política precisa. Ela nos representa muito bem na cultura, sempre a luta por dias melhores, um Pernambuco melhor. Além de ser uma super parceira dos movimentos populares. Lembro de todas as vezes que deu oportunidade a mim e aos meus amigos do brega, quando a sociedade ainda nos olhava como marginalizados. Sempre foi uma mulher à frente do seu tempo. É de pessoas como ela que precisamos no poder, com energia boa e para cima!

Maria do Céu sempre respeitou a cultura do nosso estado, colaborando muito para a carreira dos artistas da região e respeitando o trabalho de todos nós, independente de segmento. Ela faz acontecer, porque não é só ter respeito e tratar bem, é fazer com que o artista se valorize e acredite no seu trabalho. Admiro muito a figura que ela é para o nosso estado e toda a ajuda que ela tem dado aos produtores culturais ao longo desses anos. O brega tem uma luta muito grande por reconhecimento, mas é bom ter uma pessoa como Maria, sempre aberta a escutar e nos dar um suporte.
Nega do Babado,
cantora

Luiz Mott, fundador do Grupo Gay da Bahia
O Brasil é um país muito contraditório no que toca o amor entre pessoas do mesmo sexo. Nós temos um lado cor de rosa representado pela maior parada LGBTI+ do mundo, possuímos ONGs combativas e muito mais dinâmicas do que no resto do continente, mas ainda convivemos com números alarmantes de violência contra os LGBTs. Eu conheço Maria de longa data. É uma pessoa honesta, inteligente, competente, ficha limpa e com um histórico lindo na defesa dos direitos humanos como poucas pessoas. Com certeza, será uma presença marcante e defensora das minorias sociais em Pernambuco. Vai fazer a diferença! Quem vota em Maria do Céu vai para o céu!

Ela nos representa por ser uma mulher cisgênero e fazer questão de segurar as nossas mãos enquanto nós, mulheres trans. Achamos um absurdo parte da comunidade LGBT dizer que gays só podem votar em candidatos gays, trans em trans e assim por diante. Precisamos nos unir cada vez mais e buscar lideranças que nos apóiem. Maria é o exemplo que muitas mães e chefes de família devem ter ao abraçar seus filhos LGBTs e apenas espalhar o amor. É esse tipo de pessoa que precisamos na política, nos representando. Ela abraça e luta todas as nossas lutas ao nosso lado, segurando uma bandeira que deveria representar não só uma diversidade mais sim um povo.
Wyrdney Styles e RM,
estilistas

Daniela Miranda,
produtora cultural
Meu voto para deputada estadual é para Maria do Céu, por ela representar todas essas mulheres independentes que nunca precisaram de uma figura masculina para conseguirem avançar na vida. Mulher determinada, empreendedora de sucesso, dinâmica, honesta, glamorosa, forte sem preconceitos. O Brasil precisa renovar, pessoas novas, mulheres no comando, fichas limpas, com um outro olhar, uma intensão cuidadosa. Acho que Maria do Céu representa essa cara nova que tanta gente está buscando como representação nas urnas nessas eleições de outubro. É ela, um anjo celestial, Maria do Céu para estadual. Estou com você!

Cláudia Molina,
jornalista
Conheço Maria do Céu há mais de 20 anos e posso dizer: ela sempre quer o bem de todos. Sempre está pensando no outro com amor e dedicação, para que a sociedade se torne mais justa e harmoniosa. Quando ninguém dava atenção ao público LGBTI, ela estava lá, com a cara e a coragem, vencendo todos os preconceitos, para lutar pelos direitos de quem muitas vezes nem sabia quais eram. E assim foi e é até hoje, abrangendo a totalidade dos grupos vulneráveis. Não satisfeita, foi fazer psicologia para compreender melhor o ser humano. É uma pessoa que entende de gente, aceita e acolhe a pessoa do jeito que ela é, pregando que assim que deve ser na humanidade: ‘amai ao outro como a ti mesmo’.

Ciel Santos,
cantor e performer
Eu, como artista LGBTI+ e defensor da cultura popular, vejo em Maria do Céu uma forte representação para a nossa classe. Ela está disposta e se dedica na defesa dos nossos direitos e certamente desenvolverá um trabalho voltado às políticas públicas perante os poderes governamentais. Acredito na sua força e competência e minha voz se junta à dela para que possamos tornar melhor a vida de centenas de pessoas que na maioria das vezes são ignoradas da sociedade apenas por uma orientação sexual ou identidade de gênero. É pela cultura e população LGBTI+, pela cultura e população do interior, pela identidade de todo o Pernambuco. Estou com ela!