Reciclando a garra e o respeito com os catadores
- Maria do Céu
- 30 de ago. de 2018
- 2 min de leitura

Os catadores de materiais recicláveis são aqueles que, de sol a sol, buscam pelas ruas, latas e lixões, materiais que ainda podem ser aproveitados, reformados. É um trabalho árduo, cheio de riscos, gente... Riscos de quem anda sempre pelas ruas, de quem tem contato com materiais contaminados, riscos físicos também do peso que carregam puxando seus carrinhos. Mas são justamente esses trabalhadores informais importantes para a redução da quantidade de lixo doméstico coletado nos municípios. É este trabalho informal e extremamente pesado e perigoso que ajuda substancialmente na redução dos gastos municipais com a coleta, transporte e disposição final do lixo gerado pela população. Só que o problema é que eles não são pagos pelo município, não gozam de benefícios, nem de assistência.
Estive com integrantes do Movimento Nacional das Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e fiquei muito feliz com a receptividade e o apoio que estão dando à minha candidatura, uma caminhada em construção ade um Brasil melhor, mais justo e solidário. Um conversa com eles, fiquei chocada ao constatar tamanho descaso para essa atividade, que tanto colabora para o nosso meio ambiente.

O setor da reciclagem brasileira movimenta R$ 12 bilhões ao ano, contra R$ 8 bilhões que são perdidos pelo encaminhamento de materiais recicláveis a aterros e lixões. Isso porque o serviço só está presente em 8% dos municípios brasileiros. Os catadores encaminham mais de 90% dos resíduos reciclados no Brasil, usando o corpo como principal força motriz. Apesar disso, ficam com apenas 10% dos valores distribuídos na cadeia produtivo dos recicláveis. É muita exploração: a indústria recicladora realiza cerca de 10% do trabalho com 90% dos recursos.
O que eles querem, é apenas que algumas reinvidicações sejam atendidas para deixar o trabalho deles reconhecido e mais digno. Uma delas é a criação de leis de proibição da incineração e que fortaleçam a reciclagem popular que garantam a estruturação e formação da categoria de catadores. Além disso, o apoio para a criação do Programa Nacional da Reciclagem Popular e a um PL de aposentadoria especial para catadores de materiais recicláveis. Podem ter certeza que vocês terão uma voz ativa conosco na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Estamos com vocês e #VaiTerRespeitoSim!
コメント