Dia Mundial de Combate à Homofobia
- Maria do Céu
- 11 de jul. de 2018
- 2 min de leitura

Metrópole foi palco de um grande ato no Dia Mundial de Combate à Homofobia.
Desde 2012, organizamos atos para lembrar o Dia Internacional de Combate À Homofobia, no dia 17 de maio. Na primeira edição, tivemos o apoio e parceria do Consulado dos Estados Unidos, na figura da então cônsul Usha pitts. Para lembrar a data este ano, nos juntamos com a Aliança Nacional LGBTI+ num grande evento aberto ao público, o Pernambuco Sem Homofobia. O manifesto foi no Clube Metrópole, maior boate LGBT do Norte e Nordeste, mas também conhecida como palco de vários debates e eventos de militância em favor da diversidade.
A programação contemplou exibição de curtas-metragens, cuja temática principal será a igualdade de gênero, selecionados pela premiada cineasta Clara Angélica. Teve ainda a performance da drag Hanna com o recital A opressão matou mais um, texto assinado por Ketwlly Lima.
Mas o ponto alto da noite mesmo foi o desfile com os modelos integrantes do coletivo TRANSVIVER - da ativista Regina Guimarães e responsável pelo acompanhamento e apoio psicológico, profissional e humano para pessoas trans, lutando pelo respeito e sua inserção na sociedade. Eles desfilaram com peças da mais recente coleção da grife MANIFESTA!, Xilogravuras, criada pelo estilista e designer Perron Ramos. O desfile ainda teve participação especial do cantor e performer Ciel Santos, responsável pelo projeto ENRAIZADO, com temáticas relacionadas à diversidade do ser humano.
Preciso dizer que o evento foi um sucesso? Ganhamos destaque nos principais portais e jornais do estado e lotamos a Metrópole com gente linda e disposta a lutar pelos direitos LGBTI. Tivemos até apresenta querida de vários artistas da cena brega local, como a cantora Dany Myler e os MCs Lipe Play e Afala e Case, que sempre fizeram questão de incluir fãs e artistas LGBTs em seus projetos.
Em tempo: Além do Pernambuco Sem Homofobia, tive o prazer de participar de outros eventos lembrando o Dia Mundial Contra a Homofobia, no último dia 17 de maio. A convite do coletivo LINDAS, integrei a roda de debate sobre diversidade no campus da Unicap. À tarde, estivemos junto com ativistas na Rua da Aurora, em ato por políticas públicas para os LGBTs que saiu da Assembleia Legislativa até o Palácio do Campos das Princesas. Juntos por um PERNAMBUCO PARA TODOS.
Foi no dia 17 de maio de 1990 que ocorreu a exclusão da homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa foi uma importante vitória para o movimento LGBT de várias partes do mundo. Por esta razão, a data é conhecida como o Dia Internacional Contra a Homofobia. É o dia (não que os outros não sejam) que reforçamos a mensagem de que o amor é capaz de vencer qualquer forma de preconceito.

Comments