top of page

Blog /

Aqui, você acompanha minha agenda e tudo que tenho feito por um Pernambuco para todos

Buscar

Dia Mundial de Combate à Homofobia

  • Foto do escritor: Maria do Céu
    Maria do Céu
  • 11 de jul. de 2018
  • 2 min de leitura


ree

Metrópole foi palco de um grande ato no Dia Mundial de Combate à Homofobia.


Desde 2012, organizamos atos para lembrar o Dia Internacional de Combate À Homofobia, no dia 17 de maio. Na primeira edição, tivemos o apoio e parceria do Consulado dos Estados Unidos, na figura da então cônsul Usha pitts. Para lembrar a data este ano, nos juntamos com a Aliança Nacional LGBTI+ num grande evento aberto ao público, o Pernambuco Sem Homofobia. O manifesto foi no Clube Metrópole, maior boate LGBT do Norte e Nordeste, mas também conhecida como palco de vários debates e eventos de militância em favor da diversidade.  

A programação contemplou exibição de curtas-metragens, cuja temática principal será a igualdade de gênero, selecionados pela premiada cineasta Clara Angélica. Teve ainda a performance da drag Hanna com o recital A opressão matou mais um, texto assinado por Ketwlly Lima. 

Mas o ponto alto da noite mesmo foi o desfile com os modelos integrantes do coletivo TRANSVIVER - da ativista Regina Guimarães e responsável pelo acompanhamento e apoio psicológico, profissional e humano para pessoas trans, lutando pelo respeito e sua inserção na sociedade. Eles desfilaram com peças da mais recente coleção da grife MANIFESTA!, Xilogravuras, criada pelo estilista e designer Perron Ramos. O desfile ainda teve participação especial do cantor e performer Ciel Santos, responsável pelo projeto ENRAIZADO, com temáticas relacionadas à diversidade do ser humano. 

Preciso dizer que o evento foi um sucesso? Ganhamos destaque nos principais portais e jornais do estado e lotamos a Metrópole com gente linda e disposta a lutar pelos direitos LGBTI. Tivemos até apresenta querida de vários artistas da cena brega local, como a cantora Dany Myler e os MCs Lipe Play e Afala e Case, que sempre fizeram questão de incluir fãs e artistas LGBTs em seus projetos. 

Em tempo: Além do Pernambuco Sem Homofobia, tive o prazer de participar de outros eventos lembrando o Dia Mundial Contra a Homofobia, no último dia 17 de maio. A convite do coletivo LINDAS, integrei a roda de debate sobre diversidade no campus da Unicap. À tarde, estivemos junto com ativistas na Rua da Aurora, em ato por políticas públicas para os LGBTs que saiu da Assembleia Legislativa até o Palácio do Campos das Princesas. Juntos por um PERNAMBUCO PARA TODOS.

Foi no dia 17 de maio de 1990 que ocorreu a exclusão da homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa foi uma importante vitória para o movimento LGBT de várias partes do mundo. Por esta razão, a data é conhecida como o Dia Internacional Contra a Homofobia. É o dia (não que os outros não sejam) que reforçamos a mensagem de que o amor é capaz de vencer qualquer forma de preconceito.


ree

Desfile com modelos do Transviver foi um dos pontos altos da noite

 
 
 

Comments


Av. Conde da Boa Vista, 1427 (Próximo ao Select)
Telefone/Whatsapp:  (81)9.8222-8053
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube
bottom of page