Visita a Carpina foi coisa de cinema
- Maria do Céu
- 11 de jul. de 2018
- 2 min de leitura

No município, fomos recepcionados pelo príncipe do brega, Kelvis Duran
“Capital da Mata Norte” de Pernambuco, o município de Carpina foi o nosso destino no último dia 21 de maio. Fomos recepcionados por uma das personalidades mais famosas da região, o verdadeiro príncipe do brega, Kelvis Duran. O cantor nos recebeu em sua casa e, durante o papo, discutimos como fortalecer o movimento brega enquanto manifestação artística pernambucana no cenário cultural, nos palcos e nos calendários oficiais do estado.
Uma curiosidade que muita gente não sabe é que Kelvis é artista plástico, pinta, esculpe animais em isopor e é apaixonado por cinema. Ele sonha em produzir para as telonas um documentário sobre a lenda de Cumadre Florzinha, muito presente no folclore carpinense.
Cinema, inclusive, foi um dos focos da nossa visita a Carpina. Tive a honra de participar da mesa de abertura do Primeiro Festival de Cinema de Carpina, a convite do produtor Hugo Balão. Na primeira noite de evento, foram exibidos o curta “Conde Virgulino”, de Valdir Oliveira”, e o longa “Mar Inquieto”, de Fernando Mantelli. Na foto da mesa de abertura, tivemos o ator Nivaldo Nascimento, o secretário de cultura de Carpina, Samuel Higino, O produtor Germano Ribeiro, o jornalista Ramos Silva, a secretária de educação Milca Maria e o advogado Gilberto Gomes. O homenageado do festival foi Oséias Cristóvão.
Na nossa passagem por Carpina, também tive o prazer de conhecer Jeyvson Oliveira e Lamartine Nascimento, primeiro casal homoafetivo a casar no religioso no município. Falamos das necessidades da comunidade, família LGBT, formas de articulação e enfrentamento ao preconceito, combate ao machismo e valorização da cultura como mecanismo de educação e enfrentamento. Muito em breve, estaremos de volta a esta cidade fofa e acolhedora.
Comments